quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Corra que o brigadeiro vem aí!

O ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, ficou famoso ao longo da malfadada crise no setor aéreo por suas declarações contundentes. Em entrevista concedida ao diário “O Estado de São Paulo”, o brigadeiro expôs sua muito sincera opinião acerca da problemática (leia-se avacalhada) Agência Nacional de Aviação Civil.

Para sua mais fácil assimilação, providenciamos nossas sempre providenciais legendas para as frases de maior destaque deste ilustre representante da Força Aérea Brasileira.

Se os interesses econômicos das empresas afetam a segurança da aviação, qual é a solução?

Fiscalização. Controle rígido e independente.

[CLOSE CAPTION _ ON]

“Prende e arrebenta.”


Quem deveria colocar limites? Seria a Anac, não é?

O sistema funciona assim: a empresa aérea se dirige à Anac e diz, por exemplo, que quer fazer mais uma linha Rio-Florianópolis. A Anac pergunta para o sistema de tráfego aéreo se dá pra controlar mais um avião. A Aeronáutica vai nos computadores e analisa o pedido e, se é possível, dá o OK. A Anac pergunta à Infraero se dá pra receber mais um avião. A Infraero responde com base na pista e no terminal aéreo. (...) A Anac até aceita puxar o vôo para mais cedo ou mais tarde, mas não costuma acatar opiniões nem da Aeronáutica nem da Infraero. A Anac nunca fez nada para diminuir o tráfego aéreo. Ela nunca disse “não” para as empresas (...)

[CLOSE CAPTION _ ON]

“O sistema funciona assim: a empresa aérea manda enfiar mais um (vôo), o sistema de tráfego aéreo diz chega, a Infraero pede pelo amor de Deus não, e a Anac fode com tudo.

Nenhum comentário: